sábado, agosto 22, 2009

Comentando os comentários

O escrito do dia 03 de Julho virou motivo de debate. Muita gente o interpretou como um desprezo à opinião do leitor, o que não é verdade. Se eu não quisesse interlocutores ou leitores não teria feito um blog e faria como muita gente que deixa tudo fechado no caderno.

O que eu quis deixar claro era uma opinião de que o espaço de comentários em um blog sempre me pareceu como uma necessidade de valorização da escrita, quando ela não precisa se legitimar pelos comentários dos leitores. Esse pensamento está ligado também a uma reflexão de que o escritor não precisa responder a certas questões levantadas pelo público a fim de fazê-los refletir sobre o que leram. Isso aconteceu aqui, por exemplo, quando questionaram se o que escrevi era baseado em fatos ou não. No dia 17 de Julho de 2008 escrevi superficialmente sobre isso.

Um dos meus leitores disse que sempre escreve para alguém. No meu caso, eu às vezes escrevo sobre alguém (ou alguma coisa). Quando escrevi sobre a Bia, não escrevi para ela (31 de março de 2009). Fiz questão de mostrar para ela, mas no momento em que escrevi, Bia era mais uma saudade do que uma interlocutora, mais um sentimento que ficou em mim do que alguém com quem gostaria de conversar. Outras vezes transformei pensamentos e fatos que me arrebataram, sempre com a necessidade de transformar o real em outra coisa, às vezes dando contornos maiores ao ocorrido, outras vezes inventando tudo mas com algum compromisso com a realidade, outras vezes sem compromisso algum com o real.

A questão é que não importa se é ou não ficção ou se as pessoas comentam ou não, mas para um escritor o que importa realmente é escrever. E não é que eu não goste dos comentários, muito pelo contrário: eu adoro conversar sobre o que escrevo. Mas o fato é que durante o processo criativo não costumo pensar em quem vai ler. Só penso nisso quando estou no final desse processo, quando o escrito está recebendo o polimento para ser mostrado. Quando eu acabo de escrever, algo em mim também acaba. E é quando eu fecho essa porta que eu posso abrir outra, para os leitores que se sentirem a vontade de compartilhar estes pensamentos deixados aqui.

11 comentários:

  1. Eu gosto de comentar pra poder dizer que sempre me identifico com a sua sinceridade na forma de colocar as coisas aqui.
    Beijão, queridão.

    ResponderExcluir
  2. Vou comentar esse mas as vezes tenho vontade de comentar muitas outras postagens suas que li.
    Esta disse-me respeito em especial quando fala sobre a motivação de escrever será que é mesmo isso? Será que um escritor tem de escrever por necessidade e pronto? Não sei, acho que escrevem por que querem ser lidos e comentados, não?
    Claro que quando se tem um blog sabe-se que está sendo observado, consumido, que está inspirando gente, ditando moda, idéias, conceitos e que chega a seus leitores com toda facilidade e sem nenhuma burocracia. Um escritor quando publica um livro espera o número de vendas, a crítica, a história, o Jabuti, a fama!
    Mas alguém como você que tem coragem de sem passar por uma editora (que já seria um comentador e um norte ao seu escrito) de se publicar. Peço (de vez em quando como hoje), espaço para que nós seus leitores fãs digam o quanto gostam do que é escrito por aqui.
    A propósito a curtinha “vamos combinar assim...” é fantástica!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. na minha humilde opinião que vc não faz questão de saber, o comentário não é o lugar de legitimação da escrita, pois ela é legitimada quando alguém a lê, assim como um filme só existe quando alguém o assiste, nem que seja o seu próprio dono. Acredito também que o que foi escrito vive por si só, os comentários e a crítica dão essa dimensão a obra,uma dimensão descolada de seu autor. Ela se desenvolve em outros pensamentos fazendo com que sua idéia circule e seja coletiva. Na medida que você não tem o retorno do leitor, vc não tem uma outra pesrpectiva sobre o que escreveu,além de ficar distante de possíveis resultados que suas obras podem gerar e é nisso que o comentário pode enriquecer seus trabalhos, ou não, é claro.

    mas, contudo, respeito sua posição.

    obs: concordo com a Luciana a respeito do post "vamos combinar assim.."

    ResponderExcluir
  4. É, parece q no seu caso é o leitor quem mais perde com a impossibilidade de comentar. E é compreensível. Acho que essa carência se faz na quebra de um pacto em geral. É uma chance de proximidade que esse modelo dos blogspots proporciona entre o leitor e o autor, que se vê anulada. Como se a atividade da leitura de um blog ficasse incompleta. Acho que quando se lê um livro de poesia, por exemplo, não sente-se a mesma necessidade de comentar sobre o lido. Ou pelo menos não com o autor em si.

    ah! e é muito bonitinho o 'vamos combinar assim'. hehehe.

    abs!

    ResponderExcluir
  5. Lu,
    Vou escrever para você e para todos.
    Não tenho certeza sobre a motivações dos outros escritores. É possível que exista aquele escritor que só escreva para atender às demandas do seu público, pode ser que existam escritores que só escrevam para serem consumidos. Eu admito que também redijo para ser lido. Escrevo primeiro para mim, com as minhas motivações e necessidades, e depois redijo para publicar. Minha motivação nesse momento é uma necessidade, uma vontade de escrever tão grande que não precisaria nem de interlocução. Mas com o espaço dos comentários, vocês têm razão, a comunicação ganha muito. Eu achei muito bom o que li aqui e a possibilidade de exercer um pensamento crítico sobre o que foi publicado me interessa muito. Recebi contribuições muito importantes de pessoas que me leram e opinaram. A Luiza Yabrudi tem sido uma colaboradora nas últimas semanas. Conversas com você, com a Maná, com o Lucas e alguns amigos também inspiraram muitos escritos. Esse é um ponto importante na comunicação: que o leitor também seja produtor, como bem escreveu a Manaíra. A grande verdade é que esse espaço só vai ser interessante na medida em que eu consiga fazer com que os leitores sintam a necessidade de escrever suas opiniões aqui.
    Gostei da recepção que a curtinha teve. Olha a ironia: como não perdi espaço para comentários, perco a oportunidade de saber o porquê vocês se identificaram tanto com ela.
    Obrigado pelos comentários!

    ResponderExcluir
  6. Me rendi:
    http://www.romancefolhetimvirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. concordo com o pig quando ele disse que os que mais perdem com a impossibilidade de comentar são os leitores. claro que você, autor, perde também, porque deixa de ser surpreendido por um impulso de alguém que leu e na hora, e somente na hora, sentiu vontade de escrever alguma coisa naquele espaço de comentários. mas que talvez isso nunca chegaria a você por outro meio, porque, afinal, um blog é público e qualquer um pode ler. o que eu estou querendo dizer é que, por mais que você goste que os posts sejam comentados diretamente a você, você perde a chance de saber o que pessoas que não são tão próximas ou até não te conhecem acharam daquilo ou daquilo outro.

    outra coisa que eu acho muito legal é ler o que as outras pessoas comentaram! no final das contas, a janelinha dos comentários acaba sendo uma troca geral - de quem comenta com o autor, do autor com quem comenta, e de quem comenta com quem comenta também.

    é isso! se eu lembrar de mais alguma coisa eu volto aqui
    beijo

    ResponderExcluir
  8. Bom, o leitor adora compartilhar o que sentiu. Quando a gente lê, o que foi escrito passa a ser um pouco nosso, na medida em que o texto existe a partir do nosso olhar, do nosso entendimento, que muitas vezes difere da intenção do autor. Sobre a legitimação, nunca pensei sobre isso, pois ela está no próprio ato de escrever - ou o ato de escrever está para legitimar o autor - pode acontecer também. Mas essa é outra questão. Lembrei agora da Cora Coralina que só publicou em idade avançada, aquelas coisas lindas. Penso que o comentário aqui, no seu blog, faz parte e faz falta, porque você sempre causa algo na gente: identificação, polêmica, reflexão. Concordo com a Luiza que os comentários também se tornam interessantes para o enriquecimento das idéias publicadas, outros pontos de vista.

    Beijos, voltarei mais, para comentar, espero, pois encontro pouquíssimo com você!!!

    ResponderExcluir
  9. Ah..."vamos combinar assim..." é linda porque a simplicidade é uma sensação encantadora!!!

    ResponderExcluir
  10. Você é um querido! E "vamos combinar assim", realmente...

    ResponderExcluir