sexta-feira, dezembro 10, 2010

Folha em branco

Tento escrever minha biografia na folha em branco. Minha história começa com outras histórias. Pelos acasos que levaram minha avó índia a encontrar meu avô português e caminhoneiro, ou pela história da minha outra bisavó e seus sete irmãos vindos de Maceió.

Tento voltar ao passado para redescobrir quem sou eu, para entrar em contato comigo novamente. Dessas vezes em que parece que perdeu-se de si mesmo no meio do caminho: “essa é minha história, eu vim desse lugar, esses são meus pais que me originaram e a soma de todos esses fatos sou eu”. Eu sou a minha história e o lugar de onde eu vim?

Percebo que qualquer tentativa, que comece no passado, de escrever a minha história, serve apenas para mostrar como a vida é repleta de acasos e talvez, a própria vida, seja um grande acaso. Afinal, porque entre milhares de espermatozóides fez-se um feto que sou eu? Não é tudo isso um grande acaso?

Volta a minha história: eu fui batizado e minha mãe me deu a opção de fazer ou não crisma. Também já fui várias vezes a Centros Espíritas na infância. Todos esses falam da reencarnação. Quero me ater aos fatos: as lembranças de minha vida começam quando eu tenho quatro anos. O que me formou até essa idade meu cérebro não guarda memória. Se por acaso eu tive outra vida, isso é ainda mais distante. E no momento em que eu morrer, toda a minha história vai embora e eu não lembrarei de mais nada. A morte pode ser uma outra consciência, mas não é mais essa, não mais a do momento presente e da convivência com as pessoas. Por isso, a vida mesmo, é a que acontece no momento presente. Não existe o futuro. O futuro é o presente. Eu posso sair da minha casa agora para comprar um pão e ninguém sabe o que pode acontecer. O acaso define tudo, as escolhas orientam o acaso, e a vida é o jogo do estar presente. Se eu não lembro da minha vida anterior e nem vou lembrar da minha morte, tudo o que eu tenho é esse momento, o momento do agora.

Apago tudo. A folha em branco é melhor do que qualquer palavra. A folha em branco está pronta e é a minha vida: passível de ser escrita e reescrita a qualquer momento.

Um comentário:

  1. a gente só sabe o que existe na realidade. Todo o resto é suposição, inspiração, vivencias e sentimentos muito intimos, sobre o antes e o depois. Mas afinal a vida é o que se apresenta agora e nós somos mestres e senhores dela, isto é fato! E podemos ser o que quisermos, podemos nos inventar, e parece facil, mas no fundo não é! O presente é a grande viagem para nos dirigirmos neste roteiro que é nosso e de mais ninguem, quanta responsabilidade, não é? Mas falei isto tudo só para concluir que vc é uma miscelania ótima de todos os dnas que te fizeram! Beijos garoto, uma folha repleta de muitos dados!!!!Beijos de fã!

    ResponderExcluir