terça-feira, agosto 31, 2010

Pensar com o coração

Einstein achava que a toda a fonte de energia se propagava continuamente. Para Einstein, “a natureza não joga dados”. Ele acreditava que tudo tinha um motivo de existir e poderia ser calculado: se a luz saí daqui, é porque ela vai chegar ali. Se algo existe tem que haver um motivo. As coisas não podem dar voltas e ter um comportamento imprevisível.

Acredita-se hoje é que toda a fonte de energia não se propaga dessa maneira, e sim como impulso. É fácil entender: por mais que pareça que a luz é de fato contínua, pois chega aos nossos olhos desta maneira, a fonte de energia a propaga por micros impulsos. É como o coração: por mais que o sangue pareça correr de maneira contínua, o coração dá a energia na forma de batidas.

Dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço. Essa é uma regra básica da física. Mas essa perspectiva do “eu” que não se mistura pode mudar. O que se percebe agora é que o eu existe, mas dentro de algo maior: o nós. Todos nós fazemos parte de uma grande teia da vida, de uma mesma origem, e com o mesmo fim.

Para Einstein, a trajetória de qualquer átomo tem que ser calculada. Se ele estava em um ponto e agora está em outro, é porque se moveu e isso deve ser calculado. O que tem se descoberto agora é que as coisas são bem mais complexas do que isso. A trajetória de um átomo nem sempre é previsível.

Cientistas fizeram a seguinte experiência em Estocolmo: isolaram dois laboratórios distantes, de forma que toda e qualquer partícula não pudesse se movimentar para fora do laboratório. No laboratório 1, ficou apenas uma pessoa. No 2, um grupo de pessoas. Todos os participantes tiveram sua atividade cerebral monitoradas. Em determinado momento, um cientista pede para o participante do laboratório 1 pensar em uma pessoa do laboratório 2. No mesmo momento, a pessoa que foi pensada, no 2, teve sua atividade cerebral modificada. Apesar do isolamento, eles se influenciaram.

Isso não é um texto científico. Fica dando voltas para tentar entender porque, mesmo tão longe, eu continuo pensando em você de forma contínua, sabendo que essa energia que vem do peito bate em forma de impulso e, imaginando que talvez você compartilhe desse mesmo sentimento.

3 comentários:

  1. menino, essa tua energia tá boa, tá forte , tá linda!beijos rao!

    ResponderExcluir
  2. suas palavras são inspiradoras! me instigam a dizer também. Tenho medo de as minhas já estarem entupidas de tanto reprimidas...beijos

    ResponderExcluir