quarta-feira, abril 28, 2010

Recortes de um fim de mundo 3 - Cárcere

Bruce passou a tarde chorando deitado na cama. A raiva já havia diminuído, transformando-se em uma dor pulsante que se espalhava do peito para a cabeça e extremidades do corpo. Bruce era puro tédio e dor impedido de sair de casa pela chuva. Ficar em casa era a proteção para toda a cidade.
Dias antes Bruce ouvira verdades inexoráveis que o marcariam para sempre. Isso foi mais ou menos na mesma época em que a nuvem tocou a ponta do maior arranha-céu.
Lá fora a chuva granizenta destruía o telhado de algumas casas. Ao lado do prédio de Bruce, a terra desceu como cachoeira. O térreo do prédio havia desaparecido sob a lama. Nos bairros vizinhos, ruas e avenidas cobertas de água. E por toda a cidade pessoas gritavam por socorro fazendo um eco de dor.
Mas Bruce não viu nada disso. Não viu a terra e nem ouviu nada. E enquanto tudo a volta desaparecia, Bruce, do alto de sua cobertura, viu a chuva e achou que Deus compartilhava a sua dor.

3 comentários:

  1. essa série, eu já te falei... ela tem cores pra mim, odores, texturas... é mto palpável. como, se fossem filmagens narradas, a fotografia teria um clima sombrio, retrataria um cotidiano devastado, elevado ao cúmulo do tolerável, pq ultrapassa os limites tolerável cotidiano, mas restabelece um outro cotidiano em q o intolerável começa a ser tolerado. outra perspectiva. é mesmo a perspectiva de um silencioso desespero do fim dos tempos.
    são várias fases de desespero. parece sempre que o climax do desespero é um desespero calmo...

    ResponderExcluir