sexta-feira, dezembro 19, 2008

Bruna Lobo comenta: Porque os artistas estão mudos?

"A questão é justamente essa mudez.
Encaro a performance mencionada por você no seu blog como uma afirmação da crise da bandeira atual. Realmente embora os problemas da vida/sociedade sejam muitos não há mais bandeiras para serem levantadas. Não há mais uma visão nem unilateral nem bilateral para o que seja tanto o problema como a solução
A revolta existe mesmo sem ter o que dizer.
Embora haja organização (e isso ja é questionável) não há articulação de idéias. E o fato de haver um protesto de bandeiras brancas trás uma abertura de idéias e ideais, que vai desde a obviedade do branco como paz até a questão do plano branco na arte. O valor do plano em branco aumentou a cada momento do modernismo, e agora vive uma crise na arte em si. Em que ora nos voltamos para ele, ora contra ele, sendo o simbolo mor de nossas tradiçoes pictóricas.
E, vamos combinar, que bandeira seguraríamos todos juntos num momento de individualismo levado ao extremo, se não uma que abrisse o discursso e não o limitasse. Que fosse um protesto conjunto pregando crenças e ideias individuais?!
Muita confusão!"

3 comentários:

  1. Concordo com as colocações da Bruna. Minha crítica principal é para a incapacidade dos artistas de acharem possibilidades e alternativas ao problema. Muita energia se gasta para reforçar que há um problema, mas pouco se consegue fazer para ultrapassá-lo. Assim é na performnce "Multidão Zero": muito se faz para afirmar uma problemática sem a pretensão de buscar alternativas e/ou soluções.

    ResponderExcluir
  2. Completando:
    Essa crítica é formulada justamente por acreditar qua ainda há algo a dizer e por acreditar que as pessoas podem se organizar, articular idéias e pensar soluções para os seus problemas sejam eles em qualquer aspecto da vida.

    ResponderExcluir
  3. É aquela velha discussão, do engajamento ou não da arte. Creio ser fundamental este engajamento, não apenas dos artistas, mas também das academias, dos intelectuais. Engajamento no sentido de querer discutir. Buscar tensionar, provocar, desvelar esta realidade que nos enfiam pelas goelas abaixo.

    ResponderExcluir