quarta-feira, julho 23, 2008

Grupo XIX de Teatro

Visita ao Grupo de Teatro XIX - SP

O Grupo XIX faz um teatro que vale a pena. A partir de experiências coletivas de ensaio e dramaturgia, o grupo montou três espetáculos ao longo de dez anos, todos de criacao coletiva. Eu vi "Hygiene" no RioCenaContemporânea e fiquei tomado pelo espetáculo, que percorria as ruas da parte histórica da Praca XV até a Rua do Mercado, debatendo o tema da habitacao no século XIX no Rio de Janeiro, ao mesmo tempo que questiona a utilizacao dos espacos públicos hoje, ao fazer um espetáculo itinerante percorrendo lugares públicos. Nesse contexto, o público também circulava livre pelo espaco podendo escolher seu ponto de vista, as vezes participacando ativamente da acao, uma das características mais importantes do Teatro Ambientalista, em que o corpo do ator se apropria da arquitetura e do espaco criando infinitas possibilidades de criacao, possibilitando uma cena sempre em movimento e a participacao constante do público.
Para minha surpresa, ao visitar o espaco do grupo em São Paulo, fiquei ainda mais admirado. Em Sao Paulo, o espetáculo percorre as ruas de uma pequena Vila Operária chamada Maria Zélia, diz a pintura: "a primeira Vila Operária do Brasil". Se ali foi o berco da industrializacao do país, ali também se sentiu o fechamento das grandes fábricas e o esvaziamento do servico público para as pessoas com pouca remuneracao. E no meio dos prédios abandonados, outrora dois importantes colégios, o grupo constroe uma dramaturgia política ao mesmo tempo em que, pouco a pouco, conseguem revitalizar o espaco. A chegada do grupo à Vila Operária chamou a atencao do servico público, que promete revitalizar o espaco recuperando as escolas.
O Grupo XIX de Teatro é sem dúvida o grupo de teatro mais interessante que já conheci. Seu teatro político é de qualidade, sua dramaturgia e criacao coletiva são sensacionais e os atores maravilhosos.

Quem quiser conhecer o espaco do Grupo, pode ir a Vila Operária Maria Zélia, no Bairro de Belenzinho, em São Paulo, ou ligar para 11 34767454 e falar com o produtor Paulo Mattos.

No Rio, estréia o monólogo "Negrinha" na sala multiuso do Sesc Copacabana, de 08 a 17 de Agosto.



Pintura


Entrada do Armazém - Espaco do Grupo


Espacos Cênicos mais tradicionais




Início da caminhada de Hygiene




Dentro do colégio






Seu Dedé olhando o tempo passar, grafite de osgemeos, Gustavo e Otávio Pandolfo.


Seu Dedé olhando o tempo passar.


São Paulo, Vila Operária Maria Zélia, Julho de 2008.