quarta-feira, janeiro 11, 2006

O corpo de Antonio Cerati já estava em adiantado estado de putrefação, enquanto do filho despojado das roupas e jogado na pequena represa da moenda , ainda se achava bem conservado. Constatou-se que todas as casas foram saqueadas, g alinhas e porcos mortos , destes últimos só levaram os de maior porte e os outros foram deixados .
O mesmo aconteceu com as galinhas: foram mortas mas desprezadas. Ainda, o restante dos animais fugiu.
Indagados a respeito da aparência dos selvagens, informaram os fugitivos serem todos, com exceção de dois, altos, esbeltos e pele bem mais clara , seriam os caciques, pois nada mais faziam que transmitir ordens e sinais. O andar, po rte e postura de ambos diferenciam-se completamente do pisar inquieto ,agitado e saltitante dos demais e usavam o cabelo ajeitado para o lado, enquanto os outros os tinham compridos e caídos.
O chefe da polícia foi informado por telegrama a respeito do sucedido, para que fossem tomadas as devidas providências de ajuda às infelizes vítmas do assalto."

Fonte: http://www.ufsc.br/Blumenau/relato.htm
DEEKE, JOSÉ. FALSCHE INDEANERGRABER (Falso Cemitério Indígena) Alemão - Impresso in "Hausfreund" - Encarte distribuído com o Jornal "Der Urwaldsbote" nº 37 - São Paulo, 16/09/1922. Extreído do livro "O Município de Blumenau e a História de seu Desenvolvimento", de José Deeke (*12/05/1875+24/08/1931). Editora Nova Letra, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário