sexta-feira, março 25, 2005

Meu médico disse que eu pareço um velho, que estou sendo muito duro comigo mesmo. Pediu que tirasse a camisa, porta do consultório aberta. Calor. Meu corpo é fitado por uma menina bela, que trocava olhares comigo na sala de espera. Analisou minha coluna, fez alguns comentários sobre minha postura, perguntou se eu estava feliz porque o feriado estava chegando, recebendo a seca resposta: “que diferença faz?” Disse que preciso relaxar... Recomendou-me fisioterapia e natação:

- Você precisa mexer esses músculos, rapaz! Está super saudável, procurando problema onde não deve.

Disse que não me daria remédios, não era necessário. Mas ao final da consulta não foi exceção à regra: transcreveu “um remédim”.

Meu médico deve ser um sujeito de sorte: dois filhos e mora na Gávea. Se gaba de tocar piano, principalmente erudito.

- Erudito não, meu filho. Só toco popular! POPULAR!

Branco e belos olhos claros, cabeça alva. Sobre a mesa apóia sua enorme barriga que se mistura aos papéis e à foto da sua esposa. Muito bonita ela. A filha, loira, vinte e três anos, gostava muito de malhar. Tamanha era a preocupação com seu glúteo que seu osso, com o excesso de peso que levantava, foi se esfarelando. Câncer na fossa ilíaca. Descobriu tarde demais. O filho, "cor de praia", também malhava. Ótimo cara, super boa pinta, “o rei do pedaço”. Pegava todas as mulheres (às vezes também homens - mas isso ninguém fala). Adorava beber. Tetraplégico depois de um acidente de carro. Em breve vai descobrir que a esposa esta o traindo há alguns meses com um dos seus amigos urologistas, a quem deveria ter ido consultar quando começaram os problemas com impotência. Mas ainda mora na Gávea...

- eu?
Eu só estava com uma dorzinha no ombro esquerdo...

10 comentários:

  1. Que acidez! Ponha mais açúcar em suas palavras! E na vida também!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ah Raoni... Seus olhos estão cheios de tufos d/e sujeiras para com o mundo. Ou o mundo te embassou a visão ao ponto de não conseguir lavá-la. O jeito é colírio, ou óculos escuros..

    Bjs Rá

    ResponderExcluir
  3. Num Hospital Público...

    Costumo visitar o Rocha Maia há uns 15 anos. O motivo sempre o mesmo: nebulização. Até os 12 ou 11, você entra na pediatria, onde a sala além de mais bonitinha, tem menos gente. Menti 12 anos até meus 14, 15. Depois, era demais! A cena sempre a mesma (exceto pela grade que colocaram agora na entrada): guardinha barrigudo em pé, ou "circulando", mães na porta com seus filhos na fila, e parentes sentados esperando.
    Caminho livre até a ficha desta vez. Mirei minha boca no buraco no vidro e na esperança de ser entendida de primeira projetei a voz claramente sem ser perguntada. "Dois 'ésses', de Oliveira." Idade: 17, "Obrigada". Ao terminar o corredor a "(a)tensão" velada pela ordem de chamda dos médicos pairava. O melhor jeito é verificar o nº e perguntar o das pessoas... mas tem as que serão reavaliadas... tranquilo. Não quis sentar, cheguei a beira da mesa dos médicos, (contratados, diga-se de passagem), e notei a apreensão e desconfiaça no olhar de uma senhora. Sentei. Abri o livro na minha mão. Reli, 1, 2 linhas. Fechei.
    Ouvia as frases deste texto. Não podia me dispersar. Tudo era decadente. Imagina aquele hospital à noite abandonado?? Aterrorizante. Já passei por uns pontos lá, em 93. Agora quantas almas se despenderam por lá ao longo dos anos... sinistro (embora essa palara tenha sido vulgarizada).
    Numa cadeira de metal(provavelmente gelada) chega um negro mordendo a manga do braço de dor. Centro das atenções. Olhares curiosos e ao mesmo tempo distanciados da real dor do cara, querendo e não participar do drama, mantendo a cena como algo "que (infelismente) acontece". Chega um médico novinho, com ar "maduro" pra justificar sua intervenção na cena e sua cara de universitário. A cena era dele. Era cara do ator de "Ghost", a do amigo traidor. I-gual-zinho. Quando me toquei o cara era tão automático, (talvez a defesa natural pra encarar sempre com pragmatismo e frieza o problema, não se envolvendo no drama) que parecia fazer o orçamento do concerto de um carro.
    Mas antes disso apareceu o guardinha barrigudo. Sua barriga chegava segundos antes. Todos estavam habituados a tratar os pacientes como meros clientes. "Próximo" O cara tirou a pressão, verificou o pulso, tocou (sem nada verificar de verdade) o ombro do cara, e nada fez de VERDADE para o problema. O maluco se mordia de dor: ombro deslocado. Já não sabendo mais o que enrolar, o "Tony Goldwyn" tenta um diálogo animador como "E agora o senhor vai subir de novo no telhado?", com ar maroto. Já sabia a resposta: "..." Sem mais se "expor" pergunta de um remédio não tomado e o cara é retirado de lá. Coitado, vai doer..
    Severina teve pressão alta. Aquela velhinha que me acompanhou na nebulização da outra vez me sorriu. Minha vez. Durante inspiração de O²+ 8gts de Berotec+ 25gts de Atrovent, todos os médicos sumiram. Todos os pacientes também. Parecia ilusão toda a cena anterior. Só aconteceu pra mim. Depois, acabou, NINGUÉM passava. Estranho! Horário de almoço talvez... ninguém fica doente.

    SS de Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Lembrei do Manuel Bandeira
    que não dava Bandeira pra mané qualquer...
    PNEUMOTÓRAX
    a propósito dos seus xiados
    falta de ar
    fragilidades ósseas
    estruturais
    desabrigadas.
    Estou ficando velho doutor
    embora tenha vivido 20 anos
    meu coraçao tem amado tanto quanto o de um homem em quarenta... Acho que não aguento até lá. Até lá vou vadiando.

    Satã

    ResponderExcluir
  5. Outro dia um rapaz que nao gosta de medico foi no medico porque sua mae mandou (apesar de sua maioridade e rebeldia, nao contestou a ordem de mamae).

    Plano de saude. Espera no atendimento. Consultinha rapida com o médico ligeiro.

    - bata uma radiografia desse seu pulmao.

    Plano de saude. Espera no atendimento. Fila pra bater uma simples chapa.

    - por favor, deixa eu bater outra vez que voce se mexeu.

    PLano de saude. Espera no atendimento. PORRA. outra consultinha rapida com o medico.

    - Voce está bem. Nao é nada grave. Mas tome esses 3 remedinhos aqui durante uma semana.

    Farmacia. Preço do remedio. Dinheiro do bolso. Dinheiro ainda no bolso.

    - Mae, me prepara um suco de limao.

    ResponderExcluir
  6. Meu médico me receitou uma vida sem stress: fazer o q se gosta, sem aborrecimentos, esfriar a cabeça e sentir o coração. Pelo visto, meu médico não tem filhos.

    ResponderExcluir
  7. É...ácido mesmo...mas, como sempre, muito bom!!! Faz tempo que não venho aqui...cheio de textos novos...depois eu leio os outros. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. É...ácido mesmo...mas, como sempre, muito bom!!! Faz tempo que não venho aqui...cheio de textos novos...depois eu leio os outros. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. É...ácido mesmo...mas, como sempre, muito bom!!! Faz tempo que não venho aqui...cheio de textos novos...depois eu leio os outros. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Pô...ficou dando erro e eu achando que meu comentário nao ia ser publicado...hahahaha...que horror, sairam os 3 seguidos...

    ResponderExcluir