quarta-feira, fevereiro 20, 2008

10 motivos para não gostar de Tropa de Elite

1 – As favelas do filme são lugares onde predominam a existência dos traficantes, sem mostrar um olhar e as necessidades dos moradores desses locais.

2 – Mostra o morador de favela como um inimigo a ser derrotado e a favela como um local onde se precise fazer guerra.

3- É um filme fascista. A câmera está sempre próxima aos rostos dos soldados e o roteiro leva em conta o drama e os sonhos individuais de cada um deles, procurando identificar afetivamente o espectador com esse determinado grupo de policiais (inclusive pelo nome do personagem principal) e suas relações pessoais, quase sem identificar que, na verdade, aqueles indivíduos representam a ideologia prática do Estado de extermínio.

4 - Ao aproximar afetivamente o espectador dos soldados, os métodos de tortura e extermínio utilizados nas operações tendem a ser percebidos como plausíveis e lógicos e não como absurdos, já que no Estado de direito cabe a justiça o julgamento e ordem de execução das penalidades as infrações sociais.

5 – Reforça a pseudo-política de extermínio ao uso de drogas desfavorecendo o debate sobre o livre arbítrio das decisões e as conseqüências da proibição e da liberação dos alucinógenos socialmente.

6 – Reforça a mentira de que a culpa pelos males do tráfico na sociedade carioca é causado pelo usuário de drogas.

7 - Reforça a mentira de que só “playboy da zona sul” é usuário de drogas

8 –. Reforça a tese de que existe um “Estado de direito do bem”que precisa fazer guerra com os “bandidos traficantes do mal”.

9 - Ao contrário da segunda parte do livro, o filme não mostra a complexa rede de relações políticas em que toda a sociedade está envolvida, apenas foca as conseqüências e esforços da tropa nos locais onde sua presença é a única presença do Estado.

10 – É um produto industrial vendido com rótulo de questionador social.

Um comentário:

  1. Fala ae Raoni,

    muito bom ja tinha discutido alguns destes pontos, mas sempre contra todos que viam o filme como algo muito esclarecedor para a sociedade.

    Se olhar no meu blog vera que fez ma contribuicao compulsoria em um momento..

    abç
    Ketchup

    ResponderExcluir