quarta-feira, dezembro 14, 2005

Oriundos de Minas Gerais

Há muito que eu procurava ouvir "Promessas de Sol" na voz do Milton Nascimento, depois que me foi apresentada por Anna Beatriz Gaglianone.
Anna queria cantar a música na hora da morte do Penseroso. Procurei o Milton na internet e nada.
- Poxa cara, você não tem aquele o Geraes, do Milton?
- Acho que sim, em algum lugar por aqui. - estendendo a mão em direção à estante.
A infinita estante em que eu passei horas procurando e:
- Ih, rapaz, olha aí que coincidência: é ele.
E começamos a ouvir o Milton, o de 1976. Mas logo a segunda música ele começa com um papo de hóstia sagrada, e porra, Milton! No mesmo álbum de Menino e Promessas de Sol você canta Calix Bento?
- Esses mineiros, rapaz, parece que gostam de carregar a cruz. Não da pra entender.
Dois dias depois estou terminando o Fernando Sabino (já achando um chato que não aproveitou os ensinamentos do Mário de Andrade - vide post Março 18, 2005), ele terminando seu livro de crônicas publicadas na Folha de São Paulo e começa a esboçar pensamentos sobre uma revolução, e eu até acho que posso gostar do cara e; porra, Sabino!. Como vem me sugerir uma revolução da igreja???
- Mas o Sabino foi um sujeito muito importante, rapaz!
Malditos jesuítas que construíram uma igreja em cada esquina, e que refletem sua crença em Deus na poesia do mestiço e no canto do negro. Essa crença abstrata, irreal, pobre. Mas disso já falaram outros. Isso já foi destruído antes d'eu nascer, embora se reproduza como as igrejas em Tiradentes. Mas então por que falo disso?
Para dizer que, a partir desses fatos, não admiro o Milton, destruí a imagem de Sabino que tinha na cabeça e agora toma muito cuidado com todos os poetas nascidos em Minas Gerais.

5 comentários:

  1. manero. tenho te visitado de vez em quando. tem uma rapaziada com blogue que to sempre visitando. to com blogue também. você conhece o do bortolloto? é ótimo.
    valeu. passa no meu.
    fernando

    ResponderExcluir
  2. Eu canso de te dizer que essas "regionalisses" não valem nada. Milton Nascimento é um cara que não tem muito tempo ía no Faustão cantar fantasiado de escravo, e veja que ironia, a "fantasia de escravo" eram pedacinhos de ouro presos em suas "carapinhas". Como ele dizia: "É pra representar os escravos de Minas Gerais, que traziam ouro em suas carapinhas."

    Aí você analisa friamente a situação e vê que o que está acontecendo é que o chamado "artista popular" está no freak show de domingo da globo, cheio de ouro na cabeça, resgatando através de simbolismos (o ouro na cabeça) um momento da história que, no frigir dos ovos, só serve pra reforçar a imagem do preto ladrão. Me lembro de outro trabalho dele entitulado "Crooner", onde ele imitava o Frank Sinatra, só que preto e mineiro. Sentiu?

    É um merda.

    Gostar daqui, de viver aqui, do clima quentinho, da praia, até da permissividade sexual ou de um outro aspecto qualquer que seja referente a nossa cultura, não quer dizer que vc deva respeitar a produção cultural desse povinho de merda. Enquanto vc não entender isso vc vai sempre quebrar a cara, hj foram o Sabino e o Milton, amanhã é o maracatu, depois de amanhã o Cacá Diegues. E assim vai...

    Tá certo que o povo é de merda porque está preso a uma condição que o aprisiona, que é a liberdade de escolha desacompanhada da competência pra escolher bem, mas isso é outra história.

    ResponderExcluir
  3. Cara, estou rolando de rir no chão da sala. Por causa de uma música e de um texto, vc anula uma obra? Quem vc pensa q é? O q vc já fez neste mundo? Qual o seu lugar no quebra-cabeça da vida? Será q pessoas q precisam de cerveja e sei-lá-o-q-mais para suportarem a existência, uma galera de quase trinta anos q não realizou nada artisticamente, são tão arrogantes a ponto de julgar o Milton ou o Sabino? Estou gargalhando. Só posso dizer: vai estudar um pouquinho...q tal uma gramática? (hóstia, a partir - ortografia; poxa, cara, - pontuação; dá, construíram, destruído, destruí - acentuação; por que - uso da palavra em frase interrogativa). Ah, a saber: "Calix Bento" é uma canção recolhida e adaptada por Tavinho Moura do folclore de Minas Gerais).

    ResponderExcluir
  4. adorei o comentario do anonimo. Não sei mas tenho a impressão que Arnaldo Jabor está fazendo escola...
    De que lugar vc fala, Raoni?
    De uma cama de casal, em pleno domingo, fumando maconha, vendo um programa de chico-buarque na tv em pleno gozo burgues.
    te amo

    ResponderExcluir
  5. Ouvindo Filtro Solar e visitando seu blog relembro o qunato gosto de vc! feliz ano novo! E ótima virada em Ilha Grande... grande ilha! (uma de minhas últimas opções pra o reveillon...) Bjão!

    ResponderExcluir